Vivendo “na real”

O domínio da imaginação, que, se se descontrola ou se perde em sonhos fantásticos, nos impede de estar abertos à realidade cotidiana.

Quando se cede com alguma freqüência aos assaltos da imaginação – que talvez se tornem mais agudos em momentos de cansaço, de aridez interior, ou como compensação para os pequenos fracassos da existência –, vai-se produzindo uma brecha na unidade de vida entre esse mundo de sonhos – em que a vaidade sempre acaba por triunfar – e a vida real, austera, que é a única apta para que nos santifiquemos e para fazermos o bem que Deus espera de cada homem e de cada mulher.

Uma alma descontente com a sua situação e inclinada a refugiar-se numa interioridade irreal e fantasiosa, dificilmente enfrentará com generosidade e realismo o que tem de fazer em cada momento para crescer nas virtudes. Como é possível viver de fantasias sem descurar o cumprimento do dever? Como pode lutar contra os seus defeitos uma pessoa que, ao invés de enfrentá-los com humildade e esperança, foge deles e os vence apenas na imaginação? Que alegria se pode pôr no cumprimento daquilo que exige sacrifício, quando existe o hábito de refugiar-se no reduto de uma fantasia cheia de ilusões? E não nos esqueçamos de que também é possível ter o coração apegado – atado – a personagens de um filme, de um romance ou da vida real com os quais não se tem nenhum relacionamento. E o coração assim atado, e talvez manchado, não pode subir até Deus.

Peçamos a Nossa Senhora que Jesus seja o personagem central do nosso mundo interior, o centro real da nossa vida e, à sua sombra, esses outros amores nobres e limpos, sacrificados, que Ele também deseja para cada homem e para cada mulher, segundo a sua própria vocação. “Permite-me um conselho, para que o ponhas em prática diariamente. Quando o coração te fizer notar as suas baixas tendências, reza devagar à Virgem Imaculada: Olha-me com compaixão, não me deixes, minha Mãe! – E aconselha-o assim a outros”.

Não me deixes, minha Mãe.

Fonte: http://www.hablarcondios.org/meditacaodiaria.asp

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s