São Como Ovelhas Sem Pastor…

O EVANGELHO DA MISSA refere algo que deve ter acontecido muitas vezes enquanto o Senhor percorria cidades e aldeias pregando a chegada do Reino de Deus: ao ver a multidão, encheu-se de compaixão por ela, comoveu-se no mais íntimo do seu ser, porque estavam fatigados e prostrados como ovelhas sem pastor, profundamente desorientados. Os pastores, em lugar de guiá-las, desencaminhavam-nas e comportavam-se mais como lobos do que como pastores. Jesus dirigiu-se aos seus discípulos e disse: A messe é muita, mas os operários poucos.

As palavras do Senhor têm plena atualidade nos nossos dias. Há searas inteiras que se perdem porque não há quem as recolha; daí a urgente necessidade de cristãos alegres, eficazes, fiéis à Igreja, conscientes do que têm entre mãos. E isso diz respeito a todos nós, pois o Senhor necessita de todos: de trabalhadores e estudantes que saibam levar Cristo à fábrica e à Universidade, com o seu prestígio de bons profissionais e com o seu apostolado; de professores exemplares que ensinem com sentido cristão, que dediquem generosamente o seu tempo aos alunos e sejam verdadeiros mestres; de homens e mulheres conseqüentes com a sua fé em cada atividade humana; de pais e mães de família que se preocupem verdadeiramente com a educação religiosa dos seus filhos, que intervenham nas associações de pais nos colégios, nas associações de bairro.

Perante tanta gente desorientada, vazia de Deus e cheia somente de bens materiais ou do desejo de possuí-los, não podemos ficar à margem. Ainda que sob uma camada de indiferença, as pessoas, no fundo de suas almas, estão sedentas de que lhes falem de Deus e das verdades que dizem respeito à sua salvação. Se nós os cristãos não trabalharmos com sacrifício neste campo, acontecerá o que os Profetas anunciaram: Os campos estão devastados, o solo enlutado. O trigo foi destruído, o mosto perdido, o azeite estragado. Os lavradores estão desamparados, os vinhateiros lamentam-se por causa do trigo e da cevada. Não há colheita2. Deus esperava esses frutos, mas a colheita perdeu-se por desleixo daqueles que tinham que cuidar dela e recolhê-la.

A gravidade da missão que nos incumbe deve levar-nos a fazer um sério exame de consciência: Que fiz hoje para dar a conhecer Deus? A quem falei hoje de Cristo? Preocupo-me realmente com a salvação dos que me rodeiam? Sou consciente de que muitos se aproximariam do Senhor se eu fosse mais audaz?

Fonte: http://www.hablarcondios.org/meditacaodiaria.asp

Anúncios

2 respostas em “São Como Ovelhas Sem Pastor…

  1. Olá,
    Gostei da sua reflexão sobre o evangelho deste domingo. Aliás, tenho apreciado e acompanhado seus textos. Obrigado por sua iniciativa de postar estas espiritualizações.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s