Santidade na Adversidade

SE CONTEMPLÁSSEMOS A VIDA com olhos puramente humanos, poderia realmente parecer-nos que há momentos e situações menos propícias para crescer em santidade ou para levar a cabo um apostolado fecundo: viagens, exames, excesso de trabalho, cansaço, falta de ânimo…; ou então: ambientes duros, encargos profissionais delicados, campanhas difamatórias… Esses são, no entanto, os momentos que acompanham toda a vida normal: pequenos triunfos e pequenas dificuldades, saúde e doença, alegrias e tristezas, preocupações, depressões; momentos de situação econômica folgada e outros de muita dificuldade… Quem não passa por eles? Se os fôssemos deixar de lado, e sonhássemos apenas com dias de paz absoluta para escutar a voz de Deus e pô-la em prática, a santidade não seria para nós, mas para alguns privilegiados. Deus espera que saibamos converter essas oportunidades em motivos de santidade e de apostolado.

Poremos nesses momentos mais atenção e empenho na oração diária (sempre arranjaremos tempo, porque o amor é engenhoso), no trato com a Santíssima Trindade, com Jesus sacramentado, com a Virgem Maria…, pois são ocasiões em que necessitamos de mais ajuda e só a conseguimos na oração e nos sacramentos. Então as virtudes firmam-se e toda a vida interior amadurece.

Também não devemos esperar por circunstâncias especiais para desenvolver uma ação apostólica eficaz. Todos os dias são bons. Qualquer ocasião é boa. Se os primeiros cristãos tivessem esperado uma conjuntura mais favorável para começarem a fermentar o ambiente em que viveram, provavelmente o mundo continuaria hoje a ser pagão na sua imensa maioria.

A tarefa apostólica nunca deixará de exigir audácia e espírito de sacrifício. O lavrador deve fatigar-se antes de colher os frutos. É necessário esforço, é necessário pôr em jogo as virtudes humanas. O apostolado requer sobretudo constância: Perseverai, pois, com paciência, irmãos, até à vinda do Senhor. Bem vedes como o lavrador, na esperança de colher o precioso fruto da terra, espera pacientemente que venham as chuvas temporãs e serôdias. Aguardai vós também com paciência e fortalecei os vossos corações. E com a constância, a generosidade para semear muito, em todas as direções, ainda que não vejamos o fruto.

Peçamos à Santíssima Virgem um desejo de santidade efetivo nas circunstâncias em que nos encontramos agora. Não esperemos por um tempo mais oportuno; este é o momento propício para amarmos a Deus com todo o nosso coração, com todo o nosso ser…

Fonte: Falar com Deus (http://www.hablarcondios.org/meditacaodiaria.asp)

Anúncios

2 respostas em “Santidade na Adversidade

  1. Oi Maitéeeee!
    Muito importante este seu post. Sempre procuro me concentrar bastante em minhas orações, não pensar em nada a não ser na Santíssima Trindade, Maria e meus Santos de Devoção, bem como no Anjo da Guarda. Depois me concentro nos meus pedidos – não só meus, mas no de outras pessoas. Geralmente rezo quando não tem ninguém em casa para me chamar, me ajoelho no quarto e rezo o Pai Nosso, Ave Maria, Santo Anjo, a oração de São Bento e depois “bato um papo com meus brothers angelicais”, tudo no maior respeito , é claro. Evito ter pensamentos negativos, enfim, eu entro em sinto que minhas orações foram ouvidas.
    Poste mais! E apareça mais na comunidade do Pe Tiago, ok?
    Beijos
    Debinha insone* (oohhh, como é triste não dormir!)

  2. Bom dia!

    Concordo com sua reflexão sobre o momento oportuno para os cristãos atuarem, e anunciar sua profissão de fé. Seu testemunho de vida pois “não devemos esperar por circunstâncias especiais para desenvolver uma ação apostólica eficaz. Todos os dias são bons. Qualquer ocasião é boa”.
    Muito tem me ajudado suas reflexões, obrigado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s