Ficai Preparados !

José Ricardo Ferreira Bezerra, consagrado da comunidade de Aliança Shalom

Inicie esta leitura com uma breve oração pedindo o auxílio Espírito Santo: “Ó vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis, acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado e renovareis a face da terra”. Oremos: “Ó Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor nosso. Amém”.

O método da Lectio Divina consiste em quatro passos: leitura, meditação, oração e contemplação.
Tomemos neste mês, a passagem do evangelho do primeiro domingo do Advento ano A, Leia Mateus capítulo 24, versículos de 37 a 44.

No início do ano litúrgico, como preparação para o Natal, a Igreja nos coloca o tempo do Advento. E uma das palavras fortes deste tempo é a vigilância, e seus sinônimos: Cuidado, precaução, prevenção, zelo, preparação.

Parece que já sabemos tudo isso e que nem precisa avisar. Mas o Senhor volta nos alertar: “Ficai preparados, porque o Filho do Homem virá numa hora que não pensais”.

O nosso dia-a-dia é tão envolvente, vamos vivendo tão preocupados com os afazeres e tarefas rotineiras que às vezes nem temos tempo para nos preparar. E quando de repente, chega o fim de mais um ano e o início de outro. O que fizemos de bom? O que ficará deste ano, além das lembranças que também se perderão na memória? E se o Senhor voltar amanhã o que eu fiz? O que fazer para não ser “engolido” pelo tempo? A resposta do Senhor Jesus é: Preparação e vigilância.

E como nos preparar? Examinando-nos em nossas fraquezas e corrigindo-as. Reforçando os pontos fortes. Planejando melhor as tarefas do dia para atingir os objetivos. Depois ir acompanhando, “vigiando” e vendo se estamos cumprindo o planejado. O alerta de Jesus de 2000 anos atrás é imitado pelos consultores modernos da qualidade quando recomendam o “ciclo PDCA”: “Plan, Do, Check, Act” – Planejar, Executar, Avaliar e Agir corretivamente.
E você? Como está sua preparação e vigilância? Você tem consciência que o Senhor está próximo? Como está seu “planejamento de vida?” E suas “ações corretivas?”

Após estas meditações, inicie sua oração. Conforme Santa Teresinha do Menino Jesus “A oração é um impulso do coração, um simples olhar para o céu, um grito de amor e gratidão na provação e na alegria; é algo enorme e divino que dilata o nosso íntimo e une a Jesus”. Também ela nos ensina sobre a contemplação: “Saber contemplar é ir além das aparências, penetrar a profundidade e buscar o sentido tão evidente e tão escondido do amor”.
Ao final desta Lectio, anote em seu caderno as graças que o Senhor lhe deu. Se puder, partilhe e testemunhe, escrevendo para nós.

Fonte: Comunidade Shalom.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s