Natureza Humana (I)

Sempre que cometemos um pecado, estamos deformando a nossa própria natureza. Sei que dizer isto dos nossos pecados é muito pouco, em comparação com a ofensa a Deus que os caracteriza, mas penso que, às vezes, pode ser conveniente utilizarmos um tom moderado para falar do tema.

Certamente terás em tua casa uma boa cômoda antiga, de estilo, bem acabada, com gavetas que se abrem e fecham suavemente, ao menor pontapé… Mas talvez haja também algum móvel velho, desengonçado, cujas gavetas chiam, emperram e não se fecham. O chiado que a gaveta emite quando tentas fechá-la de viés, indica que tens de tomar cuidado, pois caso contrário deformas ainda mais o móvel; e esse chiado é como o sinal de alarme que a tua consciência emite ao ser tentada ao pecar. Quando percebes que ela chia, é porque estás forçando a gaveta na direção errada.

Vê bem: apesar do pecado original, que a debilitou, a nossa natureza conserva ainda uma orientação essencialmente correta; e quando não fazemos a vontade de Deus, vamos contra essa orientação e tendemos a deformá-la pouco a pouco.

Uma alma em pecado mortal destruiu a sua natureza; não está fazendo aquilo para que foi criada: servir e amar a Deus. Mesmo quando cometemos apenas pecados veniais, a nossa natureza empobrece. Tentamos puxar as gavetas ou fechá-las, e não correm.

Quando não fazemos a vontade de Deus, estamos agindo como quem puxa uma porta em que está escrito “empurre”, ou empurra aquela em que está escrito “puxe”; e nós sabemos como parecem ridículas as pessoas nessa situação. E, no entanto, esquecemo-lo com muita freqüência, porque nos acostumamos a pecar. Mesmo assim, permanece sempre aquele chiado na consciência, a indicar que estamos fazendo as coisas de forma errada, violentando o nosso próprio ser.

KNOX, Ronald. Deus e Eu. Quadrante, São Paulo, 1987, p-83.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s