Valores morais e cristãos – Os sacramentos e a oração, escola de autênticos valores (VII)

Por Pe. Marcial Maciel L.C.

 

Talvez  pudesse dar a impressão de que em tudo o que temos dito até agora, a tarefa e a responsabilidade principais na conquista dos valores humanos e cristãos recai sobre o esforço do homem. Porém, não é assim. O cristão há de se esforçar para construir sua vida sobre rocha sólida. Mas nunca há de esquecer que «se o Senhor não constrói a casa em vão se cansam os habitantes» (Sal 126, 1). O cristão necessita da graça de Deus para edificar sua vida sobre os autênticos valores. Por isso, há de acodir às fontes de onde emana a graça: os sacramentos e a oração.

Os sacramentos são a fonte ordinária de onde se nutre a vida da graça do cristão. Quem se une ao mistério pascoal de Cristo através dos sacramentos, recebe a graça para assemelhar-se mais perfeitamente a Cristo. Esta identificação com Ele possibilita a vivência mais perfeita daqueles valores, humanos e evangélicos, que Cristo mesmo viveu.

Somente unidos a Cristo, como os ramos da videira à mesma, poderemos dar frutos de vida eterna (Jn 15, 8). De modo especial, o sacramento da Penitência, ao reconciliar o pecador com Cristo e com a Igreja, dá ao homem ferido pelo pecado, a graça para prosseguir com renovadas forças nessa árdua conquista dos valores, acima das debilidades e das faltas pessoais. A Eucaristia, por sua vez, que contém ao mesmo Cristo sob as espécies do pão e do vinho, deixa a alma inundada de sua graça, favorece a doação de si na caridade até nossos irmãos, os homens, e é prova dos bens da glória futura.

O outro grande manancial da vida de graça é a oração. Nela descobrimos a Deus como fonte suprema de todos os valores e nossa dignidade como seus filhos. Nela, se revela a nós a vontade divina, e obtemos forças para viver as exigências do ideal, hierarquizamos de modo adequado todos os valores em função de Deus, valor supremo muito fundamental, ganhamos as graças necessárias para viver generosamente nossos compromissos como homens e como batizados, enchemos a alma de zelo para nos converter em difusores do Evangelho.

A oração é a respiração da alma. Quem não respira, morre por asfixia. Quem não ora, morre espiritualmente. Quem não ora, perde a necessária tensão moral e espiritual, se dispersa em meio de muitas coisas acidentais, faltando-lhe a ancoragem na eternidade de Deus. Por isso, o cristão verdadeiramente maduro acode à oração, porque se reconhece criatura necessitada de Deus, porque se reconhece pecador que busca o perdão, porque quer agradecer-Lhe o dom magnífico e misterioso da vida, porque quer louvá-Lo por sua bondade e sua misericórdia.

Dêem a importância que merece a oração em suas vidas de crentes. A ela temos de dedicar o melhor de nosso tempo porque Deus é o valor supremo que merece o melhor de nós mesmos. Quando acreditarem que lhes faltam as forças, quando perceberem que o vigor de seu ideal vem diminuindo, quando se borra o sentido de sua vida, quando não sentem a urgência da missão, acodam à oração para respirar esse ar novo do espírito que procede do mesmo Deus. Que oportunidade tão grande e maravilhosa a de poder nos colocar em contato direto com Ele, e falar com Ele como um amigo fala com outro, de contar-Lhe nossas penas e alegrias, nossos sofrimentos e fracassos, nossas perplexidades e esperanças, nossos desejos de realizar grandes empresas por Ele!

Por isso, o valor da oração é incalculável. Nela se aprende o segredo de viver e o segredo de morrer; nela se vê tudo sob a perspectiva da eternidade, sob o signo da missão, sob o poder da mão amorosa de Deus.

(Continua…)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s