Hino Mariano à Imaculada Conceição

Santo Efrém (c.306-373), diácono na Síria, doutor da Igreja
Hino mariano

«Vós a preservastes de toda a mancha do pecado original, para que, enriquecida com a plenitude da vossa graça, fosse a digna mãe de vosso Filho» (próprio da oração eucarística)

Filho de Deus, concede-me o teu Dom admirável, para que eu possa celebrar a maravilhosa beleza da tua mãe bem-amada! Conservando a virgindade concebeu a Virgem seu Filho, em seu seio imaculado teve Aquele que traz nas mãos o universo, amamentou Quem às nações dá alimento. Virgem e mãe, o que não é ela, desde então? Ela é santa de corpo, bela na alma, pura de espírito, correcta na inteligência, perfeita nos sentimentos, casta e fiel, pura de coração e plena de virtude.

Que em Maria exultem os corações virgens, porque dela nasceu Quem libertou o género humano votado a uma escravatura terrível. Que o velho Adão, ferido pela serpente, se alegre em Maria; Maria dá a Adão uma descendência que lhe permite esmagar a serpente maldita e que o sara da sua ferida mortal (Gn 3,15). Que os padres se alegrem na Virgem bendita; ela pôs no mundo o Padre Maior que a Si próprio se fez vítima, pondo fim aos sacrifícios da antiga aliança […] Que em Maria se alegrem todos os profetas, porque nela se cumpriram as suas visões, nela se realizaram as suas profecias, se confirmaram os seus oráculos. Que em Maria exultem todos os patriarcas, porque ela recebeu a bênção que lhes foi prometida, ela que, em seu Filho, os tornou perfeitos […]

Maria é a nova árvore de vida, que dá aos homens, em vez do fruto amargo colhido por Eva, um dulcíssimo fruto de que o mundo inteiro se alimenta.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s