“É preciso que sejas homem de vida interior”

É preciso que sejas “homem de Deus”, homem de vida interior, homem de oração e de sacrifício. – O teu apostolado deve ser uma superabundância da tua vida “para dentro”. (Caminho, 961)

Vida interior. Santidade nas tarefas habituais, santidade nas pequenas coisas, santidade no trabalho profissional, nas ocupações de cada dia…; santidade para santificar os outros. Sonhava certa vez um conhecido meu – nunca acabo de conhecê-lo bem! – que voava num avião a muita altura, mas não dentro… na cabine; ia montado sobre as asas. Pobre infeliz! Como sofria e se angustiava! Parecia que Nosso Senhor lhe dava a entender que assim andam pelas alturas de Deus – inseguras, angustiadas – as almas apostólicas que não têm vida interior ou a descuram; com o perigo constante de cair, sofrendo, incertas.

E penso, efetivamente, que correm um sério perigo de desencaminhar-se aqueles que se lançam à ação – ao ativismo! – e prescindem da oração, do sacrifício e dos meios indispensáveis para conseguir uma sólida piedade: a freqüência de Sacramentos, a meditação, o exame de consciência, a leitura espiritual, o trato assíduo com a Virgem Santíssima e com os Anjos da Guarda… Tudo isso contribui, além disso, com uma eficácia insubstituível, para que seja tão amável a jornada do cristão, porque da sua riqueza interior fluem a doçura e a felicidade de Deus, como do favo escorre o mel.

Na intimidade pessoal, na conduta externa; na vida de relação, no trabalho, cada um há de procurar manter-se em contínua presença de Deus, com uma conversação – um diálogo – que não se manifesta por fora; ou melhor, não se expressa geralmente com ruido de palavras, mas terá que notar-se pelo empenho e pela amistosa diligência com que procuraremos acabar bem as tarefas, tanto as importantes como as mais comuns. (Amigos de Deus, 18-19) [Topo]

http://www.opusdei.org.br/art.php?p=14400

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s