Por que Deus não fala comigo ?

 

No livro do Êxodo, ficamos conhecendo a história de Moisés, que, tendo matado um Egípcio, esconde-se de faraó em Madiã. Neste povoado, conhece sua esposa, filha de Jetro, sacerdote daquele lugar. Na leitura de hoje (18/07/07 – Ex 3, 1-6.9-12), Moisés estava cuidando do rebanho do seu sogro, quando, entrando pelo deserto, chegou ao monte Horeb, chamado monte do Senhor. Moisés viu então uma sarça – planta espinhosa da família das acácias – que queimava e não se consumia. Para ver melhor, aproximou-se. Foi então que Deus falou com ele.

Vendo o Senhor que ele se aproximou para ver, chamou-o do meio da sarça: “Moisés, Moisés!” “Eis-me aqui!” respondeu ele. E Deus: “Não te aproximes daqui. Tira as sandálias dos teus pés, porque o lugar em que te encontras é uma terra santa. Eu sou, ajuntou ele, o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó”. Moisés escondeu o rosto, e não ousava olhar para Deus.

Foi nessa mesma ocasião que Deus transmitiu a Moisés a missão de libertar o povo hebreu do Egito. Deus falou a Moisés por meio de uma sarça, e poderia ter escolhido qualquer outro meio. Ele nos fala por pessoas, por acontecimentos, por muitas maneiras… por que não ouvimos? Por que temos a sensação de que Deus está em silêncio e não nos fala ? Na passagem acima, Deus diz a Moisés para tirar as sandálias dos pés. As sandálias então eram feitas de couro animal. Eram uma proteção para os pés. Vejamos que para ouvir o que Deus tinha a dizer, Moisés teve que tirar tudo o que portava que era animal, tirar a proteção, a couraça, a armadura. Precisamos, para ter a experiência de ouvir Deus, retirar de nós tudo o que é instinto animal; a gula, a busca por prazeres sensoriais, o egoísmo, etc. Precisamos estar entregues, sem máscara, sem armadura, precisamos "baixar a guarda". Assim, poderemos entrar em terra santa, para ouvir o que Deus tem a nos dizer.

Para escutar o Pai, precisamos principalmente escutar o Filho (Mt 11, 25-27). Somente somos capazes de escutar e compreender o Pai, se buscamos escutar o Filho, procurando viver seus ensinamentos. Dessa forma, encontraremos força para levarmos à frente nossa missão, seja ela qual for. Moisés tinha como missão libertar seu povo, qual será a nossa ? Libertar nossa família, nossos amigos, nossos colegas de trabalho ? Trazê-los para junto de Deus ? Somente saberemos qual é nossa missão quando, descalços e limpos de tudo o que impede que escutemos Deus, respondermos como Moisés: "Eis-me aqui !"

Notas tomadas durante a homilia de 18/07/2007 – Missa das 19:30 – Paróquia Nª Sª da Conceição de Realengo – Pe. Bruno Lins.

Anúncios

Uma resposta em “Por que Deus não fala comigo ?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s