A Minoridade a partir dos textos de Francisco de Assis

 

frei Márcio Magalhães, OFMConv.

A compreensão do que seja a minoridade segundo Francisco de Assis, a partir de seus textos, não é uma tarefa fácil. A palavra aparece poucas vezes nos seus escritos e não há uma explicação clara do que ela significa. A questão estava tão clara para o Santo e seus seguidores que ele, em nenhum momento, achou que fosse necessário explicar ou conceituar o que significa ser menor. Como será observada na análise a seguir, a minoridade não é somente mais um dos pontos que caracteriza a Ordem Franciscana. Ela é o ponto fundamental e o diferencial da Religião (= forma de união com Deus) fundada pelo Santo frente aos outros modos de vida religiosa existentes até então.

Na maioria dos textos do próprio Santo não aparece o termo. Ele deixou vários escritos de sua autoria (mesmo que ele não os tenha escrito de próprio punho, mas ditado para que outro frade  escrevesse), mas nem nestes existe alguma definição clara do que seja a minoridade. O que se pode observar como situação comum da época é que todos queriam ser maiores – inclusive Francisco, que antes do seu processo de conversão era um comerciante rico e tinha o profundo desejo de se tornar nobre, para isso, tinha como objetivo de vida tornar-se cavaleiro e servir a um grande senhor.

Como a questão de ser grande e importante era desejo comum, Francisco logo descobriu a necessidade de que, para viver uma vida religiosa autêntica, ele deveria buscar outro caminho: o da minoridade. Sua finalidade era ser o menor de todos. Enquanto os homens do século buscavam riqueza e poder, o Poverello de Assis e seus seguidores buscavam o caminho da humildade, simplicidade e pobreza. Assim, se tornavam pequenos diante dos homens, os menores, mas grandes enquanto participantes do Reino de Deus. T

Fonte: Reflexões Franciscanas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s